CENPES COMPLETOU 60 ANOS COM GRANDE LEGADO PARA O SETOR DE ÓLEO E GÁS DO BRASIL
O Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES), da Petrobrás, está celebrando seu aniversário de 60 anos nesta semana. Considerado como um dos maiores polos de tecnologia e inovação do país, o CENPES é referência internacional em excelência tecnológica e para o avanço de toda a indústria de petróleo, gás e energia. O centro foi fundado em 1963 e, desde então, tem desempenhado um papel estratégico crucial para a Petrobras. Está diretamente associado ao fortalecimento das operações de refino e exploração e produção (E&P) no Brasil, além de ter contribuído significativamente para a descoberta de campos offshore e do pré-sal brasileiro. Atualmente, o principal desafio enfrentado pelo CENPES é fornecer inovações à empresa no contexto da transição energética.
“O CENPES é, ao mesmo tempo, o cérebro e o coração da inovação da Petrobrás. É movido pelos desafios diferentes de cada década dos últimos 60 anos, quase o mesmo tempo de vida da própria companhia, sendo um braço direito de longa data. Aqui nasceram soluções tecnológicas que nos levaram à eficiência operacional e à competitividade de mercado. Atualmente, o CENPES tem sido um importante agente de transformação dedicado ao desenvolvimento de tecnologias mais limpas e sustentáveis, alinhadas aos novos desafios ambientais”, declarou o presidente da companhia, Jean Paul Prates.
Com uma área total de 308 mil m² e 116 laboratórios e plantas-piloto instalados, o CENPES é reconhecido como um celeiro de talentos e capacidade técnica. Por meio de suas instalações de ponta, o centro abriga laboratórios de excelência e equipes multidisciplinares, dedicadas a pesquisas e estudos nas áreas de exploração e produção de petróleo, refino, gás natural, energias renováveis e meio ambiente. Essa infraestrutura, segundo a gerente executiva do CENPES, Maiza Goulart, permite a realização de testes, análises e experimentos que impulsionam a inovação e a melhoria contínua das operações da Petrobras.
“A celebração dos 60 anos do CENPES é um momento para reconhecer e honrar as conquistas do passado, enquanto se olha para o futuro com determinação e consciente do seu papel de protagonista na busca por soluções energéticas mais limpas e sustentáveis. A Petrobras reafirma seu compromisso com a inovação contínua e o desenvolvimento tecnológico, com o CENPES como um pilar fundamental nessa jornada”, concluiu Maiza.
Deixe seu comentário